SOLUÇÕES INTELIGENTES EM COMÉRCIO EXTERIOR
Não importa onde esteja localizado seu cliente, entregaremos sua carga “Door to Door” com agilidade e segurança!
Saiba mais

 

Documentação de exportação: esteja atento


Como estar seguro com a documentação de exportação

A documentação de exportação já deve ter sido motivo de dúvidas na sua empresa, correto? Realmente esta parte burocrática pode ser complexa e exigir muita atenção da equipe responsável pelo processo.

Mas, vale ressaltar que apesar de ser apontada como um entrave, essa burocracia serve também para proteger seu negócio, assim como seu cliente e todo o produto durante seu transporte entre as partes.

A necessidade de documentações não acontece somente no Brasil, por isso é fundamental entender as normativas, leis e exceções ligadas ao comércio exterior. Além disso, essas regras são atualizadas constantemente e por isso devem ser monitoradas com frequência, afinal ninguém quer estar em desacordo com a lei, não é?

Essas alterações podem tornar um negócio viável ou inviável, dependendo do contexto de sua aplicação. E por isso ter o apoio de um Trader e ou Agente de logística que contribua na elaboração e análise de documentos necessários pode fazer a diferença para a saúde da transação.

 

Entender os acordos comerciais com o Brasil pode beneficiar os seus negócios. Além de grandes grupos como o Mercosul e a União Europeia, é importante estar atento a acordos específicos e únicos. Esses geralmente são voltados para produtos pré-determinados. Isso porque podem haver sanções para exportação ou ainda uma necessidade latente de importação devido a falta de produção interna.

Quem quer exportar mais e melhor precisa estar de olho nestas normativas relacionadas ao seu mercado. Em algumas situações, países ou negociações que estavam fora do radar de negócios acabam sendo possibilidades de aumento nas vendas.

O que é exigido em cada fase

Há exigência de documentação de exportação pode ser dividida em três momentos: de negociação; de remessa e entrega; e os itens necessários no Brasil.

Ainda na negociação é preciso que o exportador emita para o importador a Proforma para que o cliente possa providenciar as Licença de Importação, dentre outros documentos em seu país.

Muito similar a fatura comercial, ela serve para formalizar e confirmar a negociação e traz informações mais semelhantes a um orçamento, ou seja, ainda não gera nenhuma obrigatoriedade de pagamento pelo importador.

Continua na próxima matéria ...

Fonte: DClogistics